Dia 21 de maio de 2018 (Segunda-feira)
Cine Teatro Cultura – às 19h – 115’
Classificação: Inadequado para menores de 10 anos
Sessão de Abertura
Curtas:
FANTASIA DE ÍNDIO
DIREÇÃO: MANUELA ANDRADE
DOC / 2017 / 18’ / PE
SINOPSE: Desde criança, ouvia minha mãe falar da minha ascendência indígena. Há duas décadas atrás meu tio materno foi ao encontro dos Xukurus à procura de rastros desse passado, resolvi dar continuidade a essa busca.
VALENTINA
DIREÇÃO: ESTEVÃO MENEGUZZO E ANDRÉ FÉLIX
FICÇÃO / 2017 / 17’ / RJ
SINOPSE: Valentina precisa tomar uma importante decisão em sua vida enquanto trabalha com preservação de filmes na cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
FLECHA DOURADA
DIREÇÃO: CÍNTIA DOMIT BITTAR
DOC / 2017 / 15’ / SC
SINOPSE: Entre socos e paneladas, os lutadores do grupo Flecha Dourada voltam ao ringue depois de 50 anos para reviver a era gloriosa do catch catarinense.
LOS DOS CINES DE YODY JARSÚN
DIREÇÃO: ALEJANDRO BERMÚDEZ
FICÇÃO / 2017 / 5’ / ARG
SINOPSE: Uma lata de filme, uma frontera tropical e dois cinemas, um de cada lado del rio.
Longa:
KINOPOÉTICAS INARMÓNICAS
DIREÇÃO: PEDRO DANTAS
DOC / 60′ / 2016 / SP
SINOPSE: Uma experiência de antropofagia documental pelas terras de um continente em transe. O diretor desenvolve ensaios audiovisuais poéticos que, de forma paralela à sua pesquisa jornalística, ilustram e refletem sobre episódios históricos de países sul americanos.
Dia 22 de maio de 2018 (terça-feira)
Cine Teatro Cultura – às 19h – 150’
Classificação: Inadequado para menores de 12 anos
Curtas:
NANÃ
DIREÇÃO: RAFAEL AMORIM
FICÇÃO / 25’ / 2017 / PE
SINOPSE: Em um complexo portuário e industrial, a população enfrenta o processo de gentrificação do território. A resistência é a terra.
REAL CONQUISTA
DIREÇÃO: FABIANA ASSIS
DOC / 15’ / 2017 / GO
SINOPSE: Em Goiânia, no bairro Real Conquista, uma mulher, marcada por um forte passado de violência, luta por melhores condições de vida.
UM CORPO FEMININO
DIREÇÃO: THAÍS FERNANDES
DOC / 20’/ 2017 / RS
SINOPSE: Quando nomeamos uma coisa, ela perde ou ganha sentido? “Um corpo feminino” propõe um jogo aparentemente simples – pergunta para mulheres de diversas gerações a definição de algo que em teoria as unifica. Parte de um projeto transmídia, o filme é a porta de entrada para uma narrativa que possui muitos pontos de vista e nenhuma resposta certa.
Longa:
BANDEIRA DE RETALHO
DIREÇÃO: SÉRGIO RICARDO
FICÇÃO / 90′ / 2018 / RJ
SINOPSE: No fim dos anos 70 os políticos corruptos do Rio tentaram remover os moradores do Morro do Vidigal. Pela primeira vez na história os moradores se uniram e impediram a remoção. Baseado em fatos reais.
Dia 23 de maio de 2018 (quarta-feira)
Cine Teatro Cultura – às 19h – 130’
Classificação: Inadequado para menores de 12 anos
Curtas:
MARIA ADELAIDE
DIREÇÃO: CATARINA ALMEIDA
FICÇÃO / 15’ / 2017 / RJ
SINOPSE: Maria Adelaide, retirante nordestina, descobre na cidade grande do Rio de Janeiro uma identidade que permanecia escondida.
TENTEI
DIREÇÃO: LAÍS MELO
FICÇÃO / 15’ / 2017 / PR
SINOPSE: A coragem foi se fazendo aos poucos conforme a angústia tomava o corpo. Em certa manhã, Glória, 34 anos, parte em busca de um lugar para voltar a ser.
MAÑANA
DIREÇÃO: CAMILO OBREGÓN
FICÇÃO / 8’/ 2017 / COL
SINOPSE: Una mujer violentada por su esposo tiene la opción de abandonarlo inmediatamente al entrar a un consultorio médico donde un doctor y una sicóloga le ofrecen ayuda. En medio de la indecisión y el miedo, ella debe lidiar además con la tensión generada por la condescendencia del doctor hacia las dos mujeres.
FILME-CATÁSTROFE
DIREÇÃO: GUSTAVO VINAGRE
FICÇÃO / 19’ / 2017 / /SP
SINOPSE: Angélica precisa trocar sua fechadura.
Longa:
MODO DE PRODUÇÃO
DIREÇÃO: DÉA FERRAZ
DOC / 75′ / 2017 / PE
SINOPSE: “Modo de Produção” faz do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Ipojuca seu personagem central. Um lugar por onde passa, diariamente, uma massa de trabalhadores rurais, com suas vidas talhadas pela cana. Aposentadorias, demissões, relações de trabalho e um suposto desenvolvimento econômico-social que se avizinha como uma miragem distante ou, quem sabe, fantasma: o Porto de Suape. Em 2017 o filme faz refletir possibilidades de um olhar sobre Capital, Estado, Justiça, Sindicato e uma massa de trabalhadores à mercê de mecanismos burocráticos que transformam a vida em espera.
Dia 24 de maio de 2018 (quinta-feira)
Cine Teatro Cultura – Às 19h – 154’
Classificação: Inadequado para menores de 10 anos
CURTAS:
O QUEBRA-CABEÇA DE SARA
DIREÇÃO: ALLAN RIBEIRO
DOC / 10’/ 2017 / RJ
SINOPSE: Em mais um dia de trabalho, Sara junta as peças de seus preconceitos.
VACA PROFANA
DIREÇÃO: RENÉ GUERRA
FICÇÃO / 17’ / 2017 / SP
SINOPSE: Nádia é uma travesti que quer ser mãe. Ela será mãe. Ela é mãe.
EDNEY
DIREÇÃO: JOÃO ROBERTO CINTRA
FICÇÃO / 16’ / 2017 / PE
SINOPSE: De dia ele é Ed e trabalha lavando pratos. À noite, ele é Ney e no palco canta sua história. Até alguém misturar suas duas vidas.
AINDA NÃO
DIREÇÃO: JULIA LEITE
FICÇÃO / 21’/ 2017 / SP
SINOPSE: Nos dias que precedem seu aniversário, Marina recebe a visita da sua mãe.
LONGA:
AÇÚCAR
DIREÇÃO: RENATA BELO PINHEIRO E SÉRGIO OLIVEIRA
FICÇÃO / 90′ / 2017 / PE
SINOPSE: Bethania retorna às suas terras onde uma vez funcionou um antigo engenho de açúcar da sua família, o Engenho Wanderley. Entre lembranças, criaturas fantásticas, contas a pagar e trabalhadores reivindicando seus direitos, Bethania enfrenta a si mesma em um presente onde passado e futuro são ambos ameaçadores.
Dia 25 de maio de 2018 (sexta-feira)
Cine Teatro Cultura – às 19h – 158’
Classificação: Inadequado para menores de 14 anos
CURTAS:
DE TANTO OLHAR O CÉU GASTEI MEUS OLHOS
DIREÇÃO: NATHÁLIA TEREZA
FICÇÃO / 25’ / 2017 / MS
SINOPSE: O pai de Luana e Wagner envia uma carta após anos de abandono. Wagner acredita que o pai pode ter mudado. Luana não.
FAROL INVISÍVEL
DIREÇÃO: BRUNA CALLEGARI
DOC / 16’ / 2017 / SP
SINOPSE: Erguido em plena metrópole de São Paulo, um farol marítimo guarda mistérios e habita o imaginário dos moradores da cidade.
CASCA DE BOABÁ
DIREÇÃO: MARIANA LUIZA
FICÇÃO / 12’ / 2017 / RJ
SINOPSE: Uma jovem negra nascida em um quilombo no interior do Estado é cotista na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua mãe leva a vida cortando cana nas proximidades do quilombo. As duas trocam mensagens para matar a saudade e refletir sobre o fim de uma era social e econômica.
EL NIÑO Y LA NOCHE
DIREÇÃO: CLAUDIA RUIZ
ANIMAÇÃO / 12’ / 2017 / ARG
SINOPSE: Luis va a visitar a su abuela. Por la noche, un rayo de luz de luna lo despierta y lo conduce hasta una mesa donde hay una marioneta que quiere ser reparada. La abuela, una zapatilla y un charco de agua serán cómplices de esta aventura.
LONGA:
A NOITE ESCURA DA ALMA
DIREÇÃO: HENRIQUE DANTAS
DOC / 93′ / 2016 / BA
SINOPSE: A Noite Escura da Alma é um filme experimental, que aborda o período da ditadura civil e militar ocorrida no estado da Bahia e usa da linguagem do documentário e da performance na construção da história. É um filme escuro, onde a grande maioria das entrevistas foi realizada em noturnas no Forte do Barbalho, maior centro de tortura do estado. Nomes como Juca Ferreira, Lúcia Murat, Emiliano José, Theodomiro dos Santos, Renato da Silveira, entre outros, nos ajudam a contar esta necessária história.