Cinema em Discussão

BN cine jardim 2017 10

Diálogos com o Real”  e lançamento do livro:
Cinema de Fato – Anotações sobre documentário, de Carlos Alberto Mattos

Data: 27 de maio de 2017
Horário: 16h
Local: Jardim Plaza Hotel

Capa final grande

O crítico e pesquisador de cinema Carlos Alberto Mattos está lançando pela Editora Jaguatirica seu oitavo livro, uma coletânea de ensaios e resenhas críticas sobre o cinema do real. Cinema de Fato – Anotações sobre Documentário reúne 79 textos sobre o trabalho de mestres como Eduardo Coutinho, Krzysztof Kieslowski, Arthur Omar, Pier Paolo Pasolini, Wim Wenders e Jia Zhang-ke, assim como sobre umas tantas demandas éticas e estéticas afeitas ao cinema documentário.

 

 

 

 

 

Foto by André Gardenberg retocada pb

Carlos Alberto Mattos

Carlos Alberto Mattos é crítico e pesquisador de cinema desde 1978, tendo passado pela Tribuna da Imprensa, IstoÉ, O Pasquim, Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo e O Globo. Foi um dos fundadores da revista Cinemais, editor da revista Filme Cultura e primeiro coordenador de cinema e vídeo do CCBB-Rio. Criou e manteve, entre 2006 e 2008, o DocBlog, primeiro sítio especializado em documentários da internet brasileira, no portal O Globo.

Ex-presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro, é autor de livros sobre os cineastas brasileiros Walter Lima Jr. (Viver Cinema, 2002), Eduardo Coutinho (O homem que caiu na real, 2003), Carla Camurati (Luz Natural, 2005), Jorge Bodanzky (O Homem com a Câmera, 2006), Maurice Capovilla (A Imagem Crítica, 2006), Vladimir Carvalho (Pedras na Lua e Pelejas no Planalto, 2008) e Mario Carneiro (Trânsitos, 2013).

Atualmente edita o blog www.carmattos.com